
Apesar da rápida recuperação em muitos países, o mercado global de smartphones ainda continua passando por dificuldades. Isso porque a escassez de componentes tem feito muitas empresas desistir de alguns lançamentos ou até mesmo remanejar produtos.
Observando esse cenário desafiador, a Counterpoint atualizou seus números e agora prevê que a remessa global de smartphones deve cair. Antes, a expectativa era de que o mercado crescesse 9% com a venda de 1,45 bilhão de aparelhos.
No entanto, com o cenário desafiador no segundo semestre, os novos números indicam um crescimento de apenas 6% com a venda de 1,41 bilhão de unidades.
Comentando o assunto, os analistas da Counterpoint reforçaram que a escassez de componentes é basicamente o freio que impede que o mercado de smartphones cresça.
alguns fabricantes e fornecedores de smartphones estão relatando que receberam apenas 80% de seus volumes solicitados em componentes-chave durante o segundo trimestre de 2021, e a situação parece estar piorando à medida que avançamos pelo terceiro trimestre de 2021.
Em alguns casos, a situação deteriorou ainda mais, uma vez que as fabricantes receberam apenas 70% do volume solicitado para os fornecedores. Isso está acontecendo mesmo em um cenário onde Qualcomm e MediaTek estão trabalhando normalmente. Tom Kang, Diretor de Pesquisa da Counterpoint, comentou:
A escassez de semicondutores parece afetar todas as marcas nos ecossistemas. Samsung, Oppo, Xiaomi foram todos afetados e estamos reduzindo nossas previsões. Mas a Apple parece ser a mais resiliente e menos afetada pela situação de escassez.
Source:
Mercado global de smartphones deve crescer abaixo do esperado após escassez de chips